Os contadores e seus escritórios de contabilidade possuem uma grande responsabilidade em relação à economia do país, com a tarefa de garantir a segurança financeira das empresas e pessoas físicas. Neste cenário a gestão de tarefas de um escritório contábil é particularmente desafiadora. Eles nos deixam em dia com toda as obrigações junto aos governos. Para se ter uma ideia da responsabilidade de um contador, listamos os seguintes deveres junto a uma empresa:
- Manutenção dos impostos
- Gestão de ativos
- Orçamentos
- Folhas de pagamento e demonstrações financeiras
- Planejamento financeiro da empresa
Vale destacar que essas atividades se aplicam para cada cliente que contrata o serviço de contador ou de seu escritório, com as obrigações financeiras e prazos que precisam ser cumpridos rigorosamente na data, correndo o risco de pagamento de multas em caso de atraso. Isso torna a gestão de tarefas em um escritório contábil um trabalho complexo. Porém, há ferramentas e softwares que podem tornar esse processo mais simplificado. Acompanhe o artigo para saber melhor.
Estrutura de um escritório de contabilidade
Para contadores que possuem poucos clientes, a gestão de tudo isso pode até parecer fácil e pode ser controlada sem o uso de maiores recursos. Mas para os que atendem a muitos clientes, como empresas de diferentes tamanhos, a demanda do controle de tarefas e responsabilidades é muito maior, e por isso existe uma grande estrutura de trabalho e pessoas em seus escritórios de contabilidade. Veja como funcionam alguns setores:
- Arquivo: responsável pela gestão de documentos e processo contábeis
- Escrita Fiscal: setor encarregado por todo o gerenciamento fiscal das empresas
- Recursos Humanos: atende a demanda de toda a parte contábil referente à contratação, demissão e folha de pagamento
- Contabilidade: onde ocorre a consolidação de todos os departamentos; é responsável pela emissão dos relatórios contábeis
Com tantas obrigações e atividades, é essencial que o escritório tenha a combinação de pessoal altamente qualificado e ferramentas de automação para garantir o gerenciamento de toda a parte contábil das empresas pelas quais ele tem responsabilidade. Mas a gestão de tarefas de um escritório contábil, as vezes é deixada em segundo plano.
Ferramentas de Gestão de tarefas de um escritório contábil
Vimos o quanto é importante o trabalho dos contadores e suas equipes junto a cada empresa e também o alto risco de impacto financeiro quando trabalham no gerenciamento contábil de seus clientes.
Podemos considerar que cada cliente é um projeto diferente e a mesma equipe precisa trabalhar de forma integrada e organizada para atender a essa alta demanda.
E a melhor forma de ter sucesso na gestão de cada projeto contábil é ter ferramentas que apoiam os contadores no gerenciamento de cada cliente. São recursos como:
- Kanban board, para a gestão de tarefas e prazos
- Sistema de agenda, para um controle efetivo de compromissos
- Ferramenta de gestão de documentos e processos
- Solução integrada de comunicação interna
A Plataforma da SabeSim possui todos os recursos necessários para a melhor gestão de projetos contábeis, através de um conjunto de ferramentas que funcionam de forma online, integradas e customizadas de acordo com as necessidades dos escritórios de contabilidade.
A plataforma permite ainda uma visão clara de todo o processo entre os colaboradores oferecendo ganho de performance e produtividade para todas as tarefas.
Aproveite a oportunidade, faça um teste de forma gratuita e conheça a plataforma da SabeSim. Agende um contato com nossos consultores para juntos buscarmos a melhor forma de realizar a gestão do seu negócio, com performance e produtividade.