O Sistema Kanban tornou-se uma das inovações mais importantes no ambiente corporativo ao introduzir uma metodologia que possibilita melhorar o controle de tarefas em vários departamentos, otimizando processos, melhorando a comunicação entre os colaboradores e gerando um aumento significativo na produção. Com o avanço da internet, hoje podemos aproveitar esses benefícios de forma digital e online. Veja como isso pode ajudar a melhorar os processos operacionais e gerenciais da sua empresa. Confira!
Maior eficiência das tarefas da empresa
O Kanban online pode ser aplicado com muita eficiência em todos os processos da empresa. Para isso, vai depender de uma simples adequação que deve contar com a criação de cartões personalizados para melhor descrever as tarefas com as definições de prazos, profissionais envolvidos e recursos disponíveis.
Apoio na contratação de funcionários
O setor de RH da empresa pode se beneficiar do apoio do Sistema Kanban online ao abrir um processo de contratação de funcionários, por exemplo. O processo de contratação terá início, meio e conclusão das etapas e, a utilização desta ferramente irá auxiliar no controle. Considere um processo seletivo com 40 candidatos disputando 1 vaga sendo cada candidato uma tarefa.
Visualize o exemplo: o Kanban dividirá em colunas com o nome de cada atividade a ser realizada para a contratação de cada candidato. Assim, teríamos as colunas nomeadas da seguinte forma: “Avaliar”, “Pré-entrevista”, “Entrevista presencial”, “Sem interesse”, “Contratar” e “Dispensar”. Então, toda vez que uma tarefa for concluída com um determinado candidato, o cartão deverá ser removido para a coluna que corresponda à próxima tarefa a ser realizada no processo da contratação dele.
Fazendo a gestão financeira da empresa
O Sistema Kanban pode ser uma ferramenta de grande importância para melhorar a gestão financeira da empresa e gerar um aumento de receitas. Imagine uma campanha de redução da inadimplência dos clientes para aumentar as receitas com recebimentos no prazo. O Kanban online pode ser utilizado para agregar eficiência ao projeto.
Cada cliente seria representado como um projeto e cada tarefa pode ser descrita nas colunas como “Contato”, “Proposta recusada”, “Nova Proposta”, “Proposta aceita” e “Confirmação de pagamento”. Assim, ao se confirmar o contato o cartão correspondente ao cliente contatado deverá ser removido para “Proposta aceita” ou “Proposta recusada” gerando um novo ciclo de contato com uma nova proposta antes de ser removido para “Proposta aceita”.
Potencializando a estratégia de marketing
O Sistema Kanban pode ser utilizado como uma ferramenta potencializadora de resultados em uma campanha de marketing da empresa. Como exemplo, imagine a organização das tarefas em colunas nomeadas como “Pesquisa”, “Produção da campanha”, “Implantação” e “Análise de impacto”. Assim o gestor poderá configurar um planejamento bem organizado e mais fácil de controlar.
Otimizando os processos de TI
Muitas empresas encaram uma jornada difícil na hora de migrar o sistema para um novo Data Center, local ou na nuvem, ou para um novo software. No entanto, esse processo não precisa ser doloroso. Com a ferramenta a migração de sistemas pode ser realizada de forma mais simplificada e rápida reduzindo os riscos envolvidos na perda de dados originada pela falta de um controle mais aprimorado.
Um quadro Kanban Online pode ser criado com as seguintes tarefas: “Treinamento de equipe”, “Instalação de servidor” e “Up grade da rede”, por exemplo. Essa será uma forma bastante eficiente de gerenciar os processos de transição.
Aumentando a produção
O Sistema Kanban se encaixa perfeitamente no processo produtivo e vendas da empresa. Dessa forma, poderá contribuir para o aumento da produção, reduzindo desperdícios de tempo e recursos, e proporcionar uma entrega mais rápida de um produto ou serviço com qualidade superior.
Para especificar, imagine o processo produtivo de uma gráfica. As colunas de tarefas ficariam assim: “Pedido de cliente”, “Produção de arte”, “Aprovação do cliente”, “Produção”, “Estoque” e “Entrega ao cliente”. Cada tarefa concluída implicaria na remoção do cartão do cliente para a tarefa seguinte.
E você, ainda tem dúvida de como utilizar o Sistema Kanban na organização de tarefas? Deixe um comentário e compartilhe a sua experiência com a gente!