Com a atual situação do país, diversas empresas liberaram seus funcionários para fazer trabalho remoto em suas casas. Essa é uma ótima forma de conter a disseminação do Coronavírus, caso a pessoa não trabalhe em um serviço essencial. Porém, não são todas as pessoas que estão acostumadas a trabalhar dessa forma, o que pode acarretar alguns problemas para a empresa. Um deles é a falta de segurança de dados no home office.
Para te ajudar com essa questão, separamos algumas dicas essenciais. Implante esses passos na sua rotina e mantenha a segurança de dados no home office!
Dicas para manter a segurança de dados no home office
Cuidado onde clica para garantir a segurança de dados no home office
Estamos passando por um momento muito delicado mundialmente, onde ficamos cada vez mais vulneráveis contra os cibercriminosos.
Eles se aproveitam da situação, enviando links em massa com informações falsas que podem ser relacionadas a saúde, reembolso de eventos que não poderão mais acontecer, entre outros.
Esses links podem fazer com que você instale ransomware ou outros malware em seu computador ou celular, colocando a segurança de dados pessoais e profissionais em risco.
Sendo assim, todo cuidado é pouco. Quando precisar mandar um e-mail para alguém, tenha certeza de que está enviando a mensagem para o endereço certo. Os e-mails que você recebe também merecem atenção. Abra apenas as mensagens de endereços que você conhece.
Cuidado nos links que você clica, principalmente os que estão dentro de websites que você não abre com frequência. Os anexos também só devem ser abertos se forem enviados por fontes confiáveis.
Muitas vezes, acreditamos que esse tipo de situação nunca vai acontecer conosco. Mas, saiba que ninguém está seguro contra o cibercrime.
O departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos foi invadido recentemente, o que causou a distribuição de fake news em massa.
Faça backup
É fundamental garantir que seus serviços de segurança de dados e os backups estejam sempre atualizados e funcionando normalmente. Isso se torna ainda mais importante ao fazer home office.
Caso precise de ajuda com essa tarefa, peça para o seu departamento de TI. Eles irão verificar a integridade do seu sistema.
Se você está tranquilo, pois trabalha com a cultura de BYOD (Bring Your Own Device, em português, traga seu próprio aparelho), é melhor rever seus conceitos.
O tópico acima nos mostrou que ninguém está seguro, por isso, verifique se os serviços de proteção e segurança de dados estão em execução.
Você sabe quando foi feito o último backup dos seus dispositivos? Esse é um ótimo momento para saber a resposta exata para essa pergunta. Veja se você consegue acessar seu backup de dados para recuperá-los no futuro, caso você ou alguém da sua equipe precise.
Mantenha contato constante com sua equipe de TI para manter a segurança de dados no home office
As áreas de TI das empresas estão provando cada vez mais a sua importância, principalmente em momentos como esse, onde o funcionamento de serviços de rede e a segurança de dados é tão essencial.
Fale com eles e peça para que a equipe faça avisos para manter todos os funcionários informados. Assim, ninguém vai achar estranho caso alguma manutenção de serviços precisar ser feita.
Sistema para home office – Sabesim
Além dessas dicas que vão fazer toda diferença na segurança de dados pessoais e profissionais, trabalhar com o sistema para home office Sabesim vai trazer essas e outras vantagens para o seu negócio.
Veja abaixo as principais funcionalidades que irão ajudar você e sua equipe na quarentena:
Controle de tarefas e projetos
Com essa funcionalidade, você pode designar tarefas para pessoas específicas da sua equipe e controlar o andamento de todas as atividades. Tudo graças ao Sistema Kanban.
Como você terá uma visão mais completa de tudo que está acontecendo no seu negócio, será mais simples controlar prazos de entrega e resultados de qualidade.
As reuniões também podem ser compartilhadas com mais facilidade e todos irão saber quem está disponível para ajudar em uma tarefa ou tirar uma dúvida. Você também pode colocar lembretes, lembrando a todos sobre hora e data de suas entregas e compromissos.
Sistema próprio de comunicação
Alguns gestores acreditam que, por mais que o WhatsApp seja simples de usar, pois todos já o conhecem, o aplicativo pode tirar o foco dos funcionários no home office, já que também possuem contato de amigos e familiares na mesma plataforma.
Você não terá que passar por esse problema com o sistema para home office Sabesim. Oferecemos um local exclusivo para trocas de mensagens que somente os seus funcionários terão acesso.
Nele, você poderá enviar mensagens privadas, para pequenos grupos ou para toda a equipe. Também é possível enviar protocolos e documentos para que seus colaboradores estejam cientes das ações da empresa.
Outro fator bem interessante dessa funcionalidade é a possibilidade de postar artigos que irão ajudar na adaptação para o home office. Os funcionários poderão curtir e comentar os posts, como se fosse uma rede social.
Gestão de equipes
A Sabesim criou uma maneira de descomplicar softwares com funcionalidades de gestão de pessoas. No sistema para home office, você terá todos os dados dos funcionários em um só lugar. Assim, fica bem mais fácil acompanhar o desenvolvimento e realizar análises comportamentais.
Dentro dessa área, você vai encontrar outras funcionalidades, como:
Mais produtividade
A tecnologia chegou no dia a dia de diversas empresas, e consequentemente, tem aumentado a produtividade na rotina.
Os processos que envolvem papéis ou até mesmo o telefone já deixaram de ser usados há alguns anos, pois roubam um tempo valioso dos funcionários. Eles poderiam estar fazendo outras atividades que realmente fariam a empresa crescer.
Por isso, dentro do sistema para home office Sabesim, temos ferramentas de gestão de conhecimento e gestão de processos que irão otimizar o tempo dentro do seu negócio.
É disso que sua empresa está precisando para se desenvolver ainda mais? Fale hoje mesmo com um dos consultores da Sabesim e tire todas as suas dúvidas sobre o nosso serviço.