Toda empresa que quer se manter bem no mercado precisa preocupar-se não somente em atrair o desejo de compra de seu público consumidor, mas também em reter os talentos que tem em sua organização. Afinal, de nada adianta desenvolver estratégias para que os clientes vejam a sua marca como a melhor opção de mercado, se as pessoas que trabalham nela não acreditam neste conceito e estão ávidas para conseguir uma vaga no concorrente.
São muitos os desafios dos setores de Recursos Humanos e demais gestores para fazer com que um funcionário sinta-se bem o bastante para se comprometer 100% no desempenho de suas funções. E para ajudá-los nesta importante tarefa, desenvolvemos este post onde você vai saber o que é e como funciona o endomarketing nas empresas. Confira e conheça mais sobre este conceito!
O que é endomarketing?
O endomarketing é uma das áreas da administração que utiliza, como o próprio nome sugere, técnicas do marketing convencional com o público interno de uma organização. São os setores de Comunicação Interna e de Recursos Humanos os responsáveis por promover ações neste sentido, que visam conquistar os funcionários e fazê-los perceber como cada um tem um importante papel na construção do todo na empresa. E isso de maneira com que eles, além de terem esta percepção, sintam-se satisfeitos e empenhados.
Quando bem desenvolvidas, as estratégias de endomarketing são capazes de gerar ainda motivação, comprometimento, fortalecimento dos laços internos, etc., tudo isso de maneira com que os profissionais sintam-se valorizados e felizes em seus locais de trabalho.
Como funciona o endomarketing dentro das empresas?
O marketing tradicional é uma metodologia voltada para o público externo, correto? Pois bem, quando dissemos que o endomarketing é a utilização de técnicas como essas para o público interno, isso não significa pegar o mesmo conceito e reutilizá-lo. Existem alterações que já estão moldadas por esta metodologia, ou seja, foram adaptadas, que permitirão que as ações desenvolvidas sejam eficientes e capazes de gerar os resultados esperados.
Para que você entenda melhor quais os diferenciais do endomarketing na comunicação da empresa com seus funcionários, pense o seguinte: haverá a entrada de um novo produto no mercado e a organização precisa comunicar este fato a toda a sua equipe. Ao invés de disparar um e-mail convencional, citando esta informação de uma maneira descritiva e pouco atraente, planeja-se uma campanha com teasers, e-marketing, cartazes, matérias na revista corporativa e ambientes internos online, etc. Tudo isso, com o objetivo de fisgar a atenção do funcionário afim de que ele “compre” a ideia do novo produto e o entenda.
Quais ações de endomarketing posso desenvolver em minha empresa?
Uma infinidade de atividades que podem ser realizadas em uma empresa que opta por desenvolver estratégias de endomarketing com seus funcionários. Dentre elas, podemos destacar a realização de pesquisas internas, para que o clima organizacional seja averiguado e constantemente melhorado, e a oferta de palestras e cursos para motivar e reciclar os conhecimentos dos colaboradores.
Outra atividade que tem grande receptividade é a de eventos de integração. Vale a já famosa festa de final de ano, a criação de um grupo de estudos, um grupo de corrida, etc. Monte seu evento e conte com a ajuda do sistema Kanban para dinamizar a organização de todas estas atividades.
E você, gostou de saber um pouco mais sobre o que é e como funciona o endomarketing nas empresas? Conte-nos o que achou escrevendo na caixa de mensagens abaixo!