Quais são as estratégias de comunicação utilizadas na sua empresa? Elas permitem que os colaboradores emitam opiniões e compartilhem conhecimento entre si? Estas são características que ajudam a tornar o dia a dia de trabalho mais eficiente e produtivo e uma ótima forma de garantir que o diálogo seja aberto entre os colaboradores da organização é apostar em diferentes canais de comunicação. Um exemplo que vem ganhando espaço no meio corporativo são as redes sociais. Saiba mais:
O que são as redes sociais corporativas
Provavelmente, você já esteja familiarizado com o conceito de rede social. Estas são plataformas que permitem o compartilhamento de mensagens e conteúdos entre os usuários cadastrados. Todos os membros, que possuem um perfil na comunidade, são emissores e receptores de informações. Quando a rede é corporativa, significa que os usuários cadastrados tem uma mesma organização em comum. Eles podem ser colaboradores, fornecedores ou clientes da empresa.
Esta é uma ideia cada vez mais adotada pelas empresas. Na maioria dos casos, a rede social interna é voltada apenas para os funcionários da organização. As redes criam um canal de comunicação em que é possível discutir ideias e compartilhar conhecimento por meio de fóruns, mensagens instantâneas e grupos de trabalho. A interface, amigável, ajuda a facilitar este diálogo.Principais benefícios de adotar uma rede social interna
Uma das vantagens de adotar uma rede social interna na empresa é a melhoria da comunicação entre os colaboradores. Dessa forma, acabam os ruídos de comunicação e todos têm acesso ao que acontece na organização. Isso reflete diretamente na diminuição de erros e, consequentemente, na redução do retrabalho.
Além disso, é importante destacar que um dos objetivos deste canal de comunicação é criar um espaço em que todos os membros, independente do cargo hierárquico ocupado, possam expor suas ideias. Por isso, investir em uma rede social corporativa é também uma maneira de descobrir talentos dentro da organização.
A rede social interna também ajuda a aumentar o engajamento dos colaboradores, que percebem que têm mais voz na organização e que são peças importantes em tudo o que acontece na empresa.
Solução Sabesim para melhoria da comunicação interna
O software criado pela Sabesim tem como objetivo melhorar o diálogo interno da organização para que não aconteçam mais erros em consequência de falhas na comunicação. Um dos recursos para isso é a publicação de artigos, com possibilidade de destacar as informações mais recentes sobre a empresa e espaço para comentários dos colaboradores. Esta é uma ferramenta muito eficaz para manter o máximo de colaboradores informados sobre os desafios, as metas cumpridas e as novidades da organização. Se cada colaborador é uma peça fundamental no dia a dia da empresa, nada mais justo do que mantê-los informados sobre os principais acontecimentos.
Além disso, o software conta com um sistema de mensagens que facilita a comunicação com colaboradores específicos ou com unidades inteiras. As mensagens ficam agrupadas por assunto, o que facilita o acompanhamento das conversas. A possibilidade de incluir vários membros em uma mesma conversa permite que mais colaboradores sejam envolvidos nas tomadas de decisões e tenham abertura para fazer sugestões e criar soluções. Tudo isso é importante para fortalecer o engajamento dos funcionários com a organização.
Para que as mensagens possam ser visualizadas e respondidas a qualquer hora e de qualquer lugar, todas as funcionalidades do sistema de mensagens podem ser acessadas via App.
Evite que falhas de comunicação prejudiquem o sucesso da sua empresa! Conheça as soluções Sabesim!