Há alguns dias passando pelo menos uma vez por semana por uma rua, observei que esta possuía dezenas de outdoors.
Mas o que me chamou realmente a atenção foi como certas empresas acertam em cheio em como utilizar este tipo de mídia e outras apenas fazem como loucos e simplesmente rasgam dinheiro.

Observe estes 04 outdoors abaixo, que casualmente estavam lado a lado o que deixou ainda mais claro o que vou comentar logo abaixo.
outdoor
outdoor

A maneira de você olhar estas imagens é a seguinte:
1 – Olhe para o lado (Esquerda ou direita tanto faz, mas não olhe para o monitor);
2 – Olhe agora para uma das imagens do monitor por apenas um segundo;
3 – Vire e o olhe para o lado novamente;

Pronto! É assim que um motorista que está trafegando por esta mesma rua vai perceber este outdoor. Observe que no caso da ultima imagem, o que você viu resume-se a primeiramente a imagem do automóvel e talvez o preço em vermelho, no entanto se seu cérebro identificar que isto pode ser importante ai sim você vai observar os outros detalhes e talvez até chegar a comprar o carro. Já no anuncio logo do lado todas as informações são simplesmente ignoradas e em alguns casos o anuncio todo simplesmente nem sequer chega perto de ser realmente percebido e entendido.

E isto o que tem haver com comunicação interna e sistemas?

Um dos grandes desafios tanto da comunicação quanto de sistemas que gerenciam dados é fazer as informações serem percebidas pelo usuário de forma clara e sem poluição. Tive uma experiência que deixou isto bem claro.

Demonstrando o Sabesim a um cliente em potencial ouvi a seguinte frase depois num bate papo sobre sistemas e essas coisas.

?Este sistema que a gente usa aqui na empresa (NOME SENSURADO) eu acho que pode ter alguns recursos assim, mas ainda não o conheço todo, pois ele é bem complexo?.

Fato:

O sistema não deve ter os recursos, e se tiver deve ser tão complicado de usar que não vale à pena.

Informação difícil de acessar é informação que não será acessada. Sistema difícil de usar é sistema que não será usado.

E agora o que dizer daqueles velhos murais de recados tão comuns nas empresas?

P.s. Em tempo. O 1ª outdoor da esquerda (Que seria lindo se estivesse em uma revista ou folder) é sobre uma palestra de lançamento de um programa de produção de algodão, e o outro de baixo sobre promoções de revisão de automóveis (Outdoor com legenda, tá aí uma boa péssima idéia :+D )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *