Otimizar o trabalho remoto é uma das dificuldades que a grande maioria das empresas estão passando, principalmente no momento em que vivemos.
Hoje em dia, é muito comum vermos funcionários trabalhando Home Office, porém, mesmo que existam dezenas de vantagens nessa modalidade de trabalho, garantir que tudo seja feito da forma adequada é uma grande dificuldade.
Portanto, para garantir que os funcionários e toda a equipe Home Office trabalham alinhada com o objetivo da empresa, é preciso otimizar o trabalho remoto.
6 Dicas para otimizar o trabalho remoto e Aumentar a Produtividade da Equipe
Atualmente é muito comum ouvir falar sobre trabalho Home Office e como otimizar o trabalho. No entanto, mesmo que seja algo simples na teoria, na prática, alinhar toda uma equipe de forma remota, é uma tarefa bem mais difícil do que parece.
Porém, essa dificuldade pode ser resolvida seguindo as 6 dicas abaixo. Em suma, todas as 6 dicas têm o foco em aumentar a eficiência e a produtividade dos funcionários, e consequentemente, tornar a empresa muito mais eficiente.
Embora algumas dessas dicas sejam clichês, segui-las é algo indispensável para empresas que trabalham com funcionários de forma remota.
Vamos lá!
1. Planejamento de Tarefas
Em primeiro lugar, tudo deve começar com um planejamento de tarefas. Sem um planejamento prévio, a probabilidade de algo dar errado é muito grande.
Neste momento, é papel de líder criar um planejamento de acordo com o objetivo da empresa. Além disso, todos os colaboradores da empresa devem saber exatamente qual é esse objetivo e qual o papel deles para alcançá-los.
Dessa forma, fica muito mais fácil aos funcionários, Home Office, entenderem a sua importância dentro do projeto e consequentemente aumentar o foco dos mesmos.
2. Rotina
Quando se fala em atingir um objetivo com velocidade e qualidade, a rotina deve fazer parte de um planejamento.
Entretanto, para o funcionário criar uma rotina, é de suma importância que o líder tenha o planejamento pronto. Desse modo, fica na responsabilidade do funcionário criar uma rotina de acordo com o seu cronograma de trabalho.
Ou seja, o líder deve orientar o funcionário e especificar exatamente as datas de entrega dos trabalhos.
Embora possa ser feita sem uma rotina, a partir do momento que existem uma rotina, o foco e a disciplina se tornam algo natural.
3. Comunicação
Em terceiro lugar, com o planejamento pronto e um cronograma específico para os colaboradores criarem uma rotina, está na hora de verificar a comunicação.
Com a finalidade de fazer com que algo funcione, a comunicação é primordial em qualquer área da vida, principalmente dentro de uma empresa. Todavia, mesmo sendo primordial, o grande problema na grande maioria das empresas é a falta de comunicação ou o excesso de comunicação irrelevante.
Sendo assim, ter uma comunicação direta entre os funcionários e o líder da equipe, é algo essencial. Caso contrário, a falta de comunicação vai ocasionando erros que, principalmente no trabalho remoto, pode se transformar em uma bola de neve.
4. Foco
A fim de falar sobre como otimizar o trabalho remoto, o foco não pode ficar fora dessa lista.
Hoje em dia, é papel do líder saber exatamente quais são os pontos positivos e os pontos negativos em seus funcionários. Por exemplo, o ponto positivo de um funcionário é sua criatividade, porém, o negativo pode ser a procrastinação e a falta de foco.
Desse modo, por ter falta de foco, sua criatividade é afetada e consequentemente a qualidade na entrega do trabalho também é. Como melhor isso?
Neste caso, a empresa pode organizar o que esse funcionário deve fazer, criar uma lista de atividades para esse funcionário. Dessa forma, ele vai conseguir dar 100% da sua atenção para o projeto e não para o planejamento do mesmo.
Além disso, outros fatores podem ocasionar a procrastinação e a falta de foco de uma equipe que trabalha remotamente.
5. Espaço de Trabalho Propício
Como foi citado anteriormente, a falta de foco e a procrastinação é algo que afeta não só a vida pessoal das pessoas, mas também, o crescimento de uma empresa.
Hoje em dia, uma empresa é o reflexo dos seus líderes e dos seus funcionários. Sendo assim, quanto mais focado e disciplinados são essas pessoas, consequentemente melhores serão os resultados da empresa.
No entanto, resolver essas falhas é algo simples quando os funcionários estão dentro da empresa. Porém, dentro de casa, os colaboradores possuem muitas distrações que afetam negativamente na sua produção diária.
Sendo assim, não é obrigação da empresa, porém, orientar os funcionários para procurarem um espaço de trabalho propício pode ser um diferencial e uma forma simples de resolver tais problemas.
6. Otimizar o Trabalho Remoto com Sabesim
Neste breve artigo foi citado diretamente sobre a importância do planejamento, comunicação, RH, foco, produtividade e o papel de um líder. Porém, tudo fica muito mais difícil quando estamos trabalhando com pessoas remotamente.
Para otimizar o trabalho remoto, utilizar ferramentas com o foco em tornar uma empresa mais eficiente, é fundamental.
A Sabesim é uma empresa com mais de 10 anos de experiência que atua em todo o território nacional. Atualmente, o seu papel é oferecer ferramentas que otimizam o trabalho remoto e facilitem a integração entre empresa e colaboradores.
Dentre as ferramentas, a Sabesim possui recursos focados em cada área de uma empresa. A Gestão de Pessoas, por exemplo, é um dos recursos que a Sabesim oferece que vai muito além da comunicação entre empresa e funcionário.
Desse modo, essa ferramenta atua diretamente no controle dos funcionários oferecendo os seguintes recursos:
- Ocorrência;
- Controle de Cargos e Salários;
- Desempenho de cada funcionário;
- Currículos (Definir qual área de atuação se enquadra para o funcionário);
- Etc.
Além dessa ferramenta, a Sabesim oferece diversas outras com o foco em aumentar a eficiência de uma empresa. Dessa forma, tanto os funcionários, como os líderes, conseguiram entregar o melhor de si e consequentemente, acelerar o crescimento de uma empresa, mesmo que de forma remota.