Qual a melhor maneira de criar um modelo de comunicação interna para uma empresa? Você já deve ter visto aqui em nosso blog o quanto a comunicação interna é estratégica para qualquer organização. Mas como criar um modelo a partir do zero ou quando a estratégia atual não está dando resultados?
Vejamos alguns passos que podem ser seguidos para a criação de um padrão aplicado para seu público interno. São sugestões com base nas boas práticas e associadas a ferramentas que auxiliam na implantação deste modelo.
As sugestões podem ser utilizadas por empresas de qualquer segmento ou porte, bastando apenas o planejamento e adaptação adequado à realidade da organização.
Passo 1: Tenha uma visão atual de sua estrutura
Qual é a estrutura de sua empresa? Revise seu organograma, entenda como é formada sua organização e observe como a comunicação interna terá impacto na cadeia produtiva e junto aos funcionários.
Pense nessa visão como determinante para definir os objetivos do modelo de comunicação que será criado. Essa perspectiva definirá por exemplo como será a comunicação entre os executivos e colaboradores. Tenha sempre em mente que comunicação interna é fator estratégico e, portanto, prioritário.
Passo 2: Saiba qual é a cultura da empresa
Pense ou entenda qual é a visão, os valores e comportamentos da empresa. Estes são pontos fundamentais para ter uma percepção da cultura corporativa.
Através da cultura organizacional você terá condições de determinar por exemplo como serão os canais de comunicação, o formato (de maneira formal ou informal) e como será direcionada (vertical, horizontal ou diagonal).
Passo 3: Defina seus objetivos
Nesse momento você deve definir os objetivos que serão alcançados ao implantar o modelo de comunicação. É importante saber onde você está agora e para onde você está indo. Basicamente, é saber os resultados esperados após implantação do padrão.
Os objetivos do seu modelo de comunicação interna podem ser determinados em linhas gerais, por departamentos e até mesmo pelo comportamento esperado dos colaboradores.
Passo 4: Elabore o modelo de comunicação interna
Os três primeiros passos servirão para te dar uma ideia geral e uma visão de como deve ser a estratégia de comunicação interna a ser adotada em sua empresa. Chegou a hora de elaborar o modelo, pense-o como um projeto.
O projeto será a formalização dos seguintes itens:
- O momento atual e o futuro (objetivos)
- Como você vai chegar lá
- Quanto tempo levará
- Os passos a seguir e a abordagem
- E como saber que você chegou lá (resultados esperados)
Ao final de sua reflexão, você entenderá que não são quatro simples passos, será um caminhada que não poderá ser feita sozinha. Pesquisa, ajuda e apoio serão itens indispensáveis nessa jornada para a definição de modelo e sua implantação.
Canais e ferramentas aplicadas ao modelo
Ao final da definição do modelo, dois pontos importantes serão determinados: os canais e as ferramentas a serem utilizadas na comunicação interna. Através deles, grande parte dos objetivos serão alcançados em sua empresa.
Tenha a certeza de utilizar mecanismos que incentivam o envolvimento dos colaboradores, o compartilhamento de informações, a comunicação bidirecional entre funcionários e gestores. Associe a esses princípios o uso de plataformas integradas, online e faça o uso de ferramentas que facilitem a comunicação interna.
Como ferramentas que potencializam a implantação do modelo de comunicação interna, podemos destacar:
Sua jornada está apenas começando. O modelo ideal de comunicação interna começa a ser desenhado a partir das suas reflexões e das sugestões apresentadas neste artigo. Muita coisa precisa ser desenvolvida, mas esse será seu pontapé inicial.
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