Muitos empreendedores e gestores se queixam que a metodologia scrum é pouco eficiente ou não é capaz de gerar os resultados que se espera desse método. Mas, o que muitos não sabem é que podem estar cometendo alguns dos pecados mortais de um Scrum Master.
Isso mesmo! São comportamentos e modos de pensar que prejudicam diretamente o desempenho de tarefas e o gerenciamento de projetos. E nesse post listamos os sete principais erros do gênero que você deve evitar a todo custo. Confira!
Erros que devemos evitar ao aplicar metodologia scrum
Basicamente, quando se trata de metodologia scrum, existem alguns erros que precisam ser evitados para garantir que esse processo ofereça bons resultado na gestão de projetos. E o primeiro deles é:
1. Ignorar regras básicas da metodologia
Um dos primeiros pecados de um Scrum Master é não seguir as regras da metodologia scrum. Ao invés de acompanhar de perto o andamento de projeto, você falta as reuniões.
Ao invés dos desenvolvedores se comprometerem com tarefas como renuir o conteúdo do sprint, é você que está fazendo. E as revisões só estão apontando se a equipe está fazendo ou não trabalho, sem apresentar nenhuma proposta de melhoria.
É preciso ter em mente que apesar da metodologia ser flexível, existem regras que precisam ser seguidas. Caso contrário tudo começará a se acumular até virar uma grande bola de neve.
2. Ao invés de seguir o que foi determinado você faz tudo do seu jeito
As interações e demandas foram estabelecidas, mas você quer que resolva do seu jeito. Ao invés de trabalhar com o time, você está fazendo com que ele trabalhe por você.
Você determinou que todos comecem em um horário X, trabalhem por horas
seguidas sem pausas e entreguem uma quantidade Y de demandas.
Isso está errado em vários aspectos. Tenha em mente que cada membro da
equipe sabe qual a melhor forma de trabalhar individualmente. Se todos
estiverem dentro da estrutura do Scrum não tem problema algum se cada um
trabalhar do jeito que acha melhor.
Como scrum master, você até pode dar algum direcionamento para a equipe, mas tenha em mente que um dos princípios dessa metodologia é justamente aumentar a produtividade através do trabalho em conjunto. Logo, todas as etapas não podem ser executadas apenas do seu jeito.
3. Você quer resolver os problemas antes mesmo que eles surjam
Outro erro que deve evitar ao aplicar a metodologia scrum é tentar “apagar o fogo” sem que nem mesmo haja sinal de fumaça. Essa agressividade acaba sendo prejudicial em vários aspectos.
Você acaba ficando sobrecarregado e muitas vezes cria situações desnecessárias e que não ajudam em nada a gestão de projetos.
Isso não quer dizer que você deve deixar o seu time cometer vários erros e só esconder tudo debaixo do tapete. Pelo contrário, você precisa permitir que os seus colaboradores achem o problema e busquem uma solução.
É justamente essa jornada de erros, acertos e aprendizados que irá formar um time vencedor que sabe gerenciar qualquer obstáculo que possa surgir ao longo do percurso.
4. Não ter empatia
Ter empatia não significa que você deve colocar os seus desenvolvedores “embaixo da asa”. Pelo contrário, esse tipo de sentimento acaba sendo benéfico em vários sentidos, desde que seja na medida certa.
Entenda que cada pessoa tem seus valores, ideais, pontos fortes e também defeitos. E é justamente entendendo os limites e potenciais de cada um da sua equipe que será possível desenvolver cada profissional ao máximo.
Além disso, lembre-se que um ambiente de trabalho saudável e criativo acaba incentivando e motivando os desenvolvedores. A forma como se trabalha hoje é completamente diferente de algumas décadas atrás.
Isso porque as empresas entenderam que de nada adianta fazer um desenvolvedor passar horas na frente de um computador, se a produtividade dele vai cair depois de 2 hora programando direto. Por isso, tenha empatia, ajude a estimular a criatividade no local de trabalho, faça pausas e entenda os seus profissionais.
5. Você foca apenas no treinamento do time de desenvolvimento
Outro pecado mortal que um Scrum Master deve evitar ao aplicar a metodologia scrum consiste em focar apenas na equipe de desenvolvimento.
É preciso ter em mente que um scrum master precisa trabalhar com todos os times ligados ao produto. Somente assim será possível chegar a um resultado final realmente satisfatório. É necessário aplicar os valores ágeis em todos os departamentos da empresa.
Seja do desenvolvimento, marketing, contabilidade ou qualquer outro setor. Afinal de contas, uma empresa funciona como um relógio onde cada equipe é uma engrenagem que desempenha uma função em específico.
E para que o relógio funcione, é preciso que todos estejam alinhados.6. Achar que você ou seu time é ágil apenas por usar scrum
Muitos Scrums Masters acreditam que o fato de usarem a metodologia scrum, é o que faz deles profissionais ágeis.
Mas, assim como não seguir as regras é um erro, acreditar que só porque você está usando elas, está sendo ágil, também é. Um produto pode ficar anos em fase de desenvolvimento e mesmo assim cumprir o Scrum.
E ao mesmo tempo você pode apresentar um projeto em duas semanas, mas ele não ser ágil. Isso porque provavelmente ainda há vários resíduos que precisam ser eliminados.
Por isso, tenha em mente que para ser um Scrum Master é necessário levar os princípios ágeis para todos os aspectos da sua vida profissional. Essa é uma metodologia que é aplicada de forma contínua para gerar resultados.
7. Você se baseia apenas em certificações
Quando a metodologia Scrum ganhou popularidade, várias certificações surgiram, tais como: CSM, SPS, CSPSM, CAL, SP, APSM e dezenas de outras.
E sim, realmente é possível obter lições importantes através dessas certificações, mas é necessário ter em mente que não é só porque você fez um curso X que se tornou um especialista na metodologia. A maior prova disso é a quantidade de profissionais formados que não sabem como manter um time ágil.
Ser um Scrum Master está mais relacionado ao fato de você se aperfeiçoar constantemente buscar maneiras de potencializar os resultados do seu time, do que obter uma certificação. Lembre-se, essa é uma metodologia que sempre busca agilidade e melhorias, e isso também vale para o seu modo de trabalhar.
Conhecer os principais pecados mortais de um Scrum Master é o primeiro passo para aperfeiçoar a aplicação dessa metodologia. Agora, é necessário evitar esses erros buscando ferramentas e atitudes ágeis.