Por que você deve estruturar um processo de comunicação?
A falta de um processo de comunicação estruturado gera para empresa diversos prejuízos, tais como:
– Constrangimento pessoal;
– Mal estar entre os colaboradores;
– Perdas financeiras, considerado um dos principais prejuízos decorrente da má gestão de comunicação entre equipes.
A comunicação deve ser entendida pelos empreendedores como uma estratégia básica de crescimento pois através dela que uma empresa recebe, fornece, canaliza informações e constrói o conhecimento. Com esse processo bem alinhado a tomada de decisões fica mais assertiva e gera resultados positivos.
Medidas simples para um bom processo de comunicação
Para implantar um processo eficiente de comunicação medidas simples e o uso de ferramentas habituais do cotidiano serão grandes aliados.
Comece priorizando o treinamento do pessoal, tenha definido os cargos, funções, normas, protocolos de condutas e procedimentos padrões da empresa e integre a todos os colaboradores.
Assim até mesmo um novo integrante verá que há rotina e processos na nova casa e não ficará perdido com etapas simples, como o atendimento de um cliente.
Utilize sempre um canal para a comunicação interna como o e-mail, nada de post-it e recadinho em cima da mesa pedindo relatórios. O e-mail garante agilidade e tem função de arquivo na vida do profissional, ou seja, estará documentado exatamente o que foi tratado.
Sistema integrado de comunicação
Adote na empresa um sistema integrado de comunicação, disponibilize para a equipe todas as informações necessárias para o bom funcionamento da empresa.
Nada atrasa mais a conclusão de uma tarefa do que precisar esperar pelo colaborador do setor “x” que não encontra-se na empresa e somente ele tem acesso as estatísticas de venda do mês anterior por exemplo.
Depois de implantado um sistema de comunicação, faça uso constante e exija dos colaboradores utilizar apenas essa ferramenta no dia-a-dia. Isso garantirá a não perda das informações e adaptação de todos nessa nova ferramenta na empresa.