Uma empresa moderna e de resultados não pode abrir mão de fazer o controle e o gerenciamento de seus processos e de suas equipes de forma ágil e confiável. Fazer este controle por meio de planilhas de Excel ficou ultrapassado, já que hoje esse trabalho de gestão do conhecimento pode ser feito de maneira muito mais fácil através de um software, capaz de garantir a comunicação com funcionários, a definição de regras, cobrança de faltas, delegação de tarefas, acompanhamento de resultados e gerenciamento de equipes e de rotina de forma inovadora!
Afinal o que é gestão do conhecimento empresarial?
Gestão do Conhecimento – em inglês “Knowledge Management” (KM) – é uma área de atuação transversal entre as diversas áreas de uma empresa, como o sistema de informação, a gestão da tecnologia e outras específicas de uma organização, como o marketing, o financeiro, entre outras. É um recurso estratégico de empresas dinâmicas e competitivas.
Isto porque a Gestão do Conhecimento, por meio de suas práticas, organiza de forma estratégica os conhecimentos dos funcionários e os conhecimentos externos, ambos fundamentais para o sucesso do negócio. Segundo o pai da administração moderna, Peter Drucker, “não seremos limitados pela informação que temos. Seremos limitados por nossa habilidade de processar esta informação”.
Se você é administrador de empresas, gestor de RH ou de tecnologia ou coordenador de projetos saiba que no dia a dia de uma empresa, a gestão do conhecimento permeia:
Inteligência Competitiva:
Trata-se do monitoramento que objetiva a identificação de tendências do mercado. A partir dai, faz análises estratégicas com o intuito de descobrir novas oportunidades de negócio.
Gestão da Informação:
Atividade responsável por organizar e estruturar as informações importantes da empresa, de forma a acelerar e facilitar as tomadas de decisão.
Gestão do Capital Intelectual:
Esse processo é capaz de identificar, difundir e usar da melhor maneira possível todo o conhecimento adquirido e acumulado na empresa.
Gestão de Competências:
Atividades que objetivam identificar quais são os conhecimentos, as competências, habilidades e atitudes que os funcionários devem ter para alcançarem os objetivos da empresa.
Educação Corporativa:
Processo que estrutura a cultura organizacional e prevê ações para educar os funcionários de modo que todos fiquem cientes sobre as estratégias, visão, missão, valores e objetivos da empresa.
Aprendizagem Organizacional:
É a aprendizagem coletiva, que deve ocorrer num ambiente inclusivo e inovador, a partir da identificação e correção de erros, visando a melhoria contínua, podendo resultar em novos conhecimentos e novas soluções.
Benefícios da solução Sabesim para a gestão do conhecimento
Agora que você já sabe que toda empresa precisa de um modo simples de controlar e verificar todas as tarefas atribuídas aos seus diversos gestores, conheça uma boa ferramenta para monitorar todo esse conhecimento: o Sabesim é uma solução que garante à sua empresa:
● Possibilidade de criação de tarefas recorrentes, associadas a seu período de repetição. Assim, tarefas semanais, mensais ou trimestrais não têm de ser incluídas no sistema toda vez que um novo ciclo for iniciado;
● Controle da porcentagem ou nível de realização de cada tarefa. Alguns itens precisam ser controlados em termos de sua evolução – há tarefas que demoram meses para ser concluídas e, ao longo desse processo, você precisa saber quão avançadas cada uma delas está;
● Mesmo que poucos tenham acesso às modificações de cada tarefa, é sempre útil adicionar chefias e departamentos que possam visualizar o andamento dessas tarefas, ainda que não possam modificá-las – isso melhora a comunicação interdepartamental e impede chefias de usar o “eu não sabia”.
Vale lembrar que a gestão de projetos é uma das áreas de conhecimento que mais tem evoluído nos últimos anos com cada vez mais empresas entendendo sua importância. É por meio dos projetos que as empresas inovam, criam novos produtos e realizam trabalhos específicos que nunca haviam sido realizados anteriormente. Os desafios da gestão de projetos, portanto, são muitos, pois lidam com o controle de prazos, custos, qualidade, além de gerenciar outros aspectos, como as comunicações e os riscos envolvidos, por exemplo. O Sabesim neste contexto também se torna imprescindível.
Do tamanho do seu bolso
Um sistema robusto e eficiente representa um diferencial competitivo para a gestão da sua empresa. E você não precisa comprometer um grande investimento financeiro. Contratando o Kanban do sistema Sabesim você se comunica de forma eficiente com seus funcionários, defina processos, cobre falhas ou pontos cegos do fluxo de trabalho, delegue tarefas, acompanha resultados e, claro, gerencia sua equipe de forma inovadora.
E você ainda tem dúvidas sobre a importância da gestão do conhecimento e como um sistema pode ajudar? Experimente grátis agora mesmo por 30 dias!