Realizar o aumento nas vendas através do gerenciamento do processo de vendas e não por meio da gestão de clientes, soa estranho e vai de encontro a grande maioria dos CRMs do mercado, mas essa é a proposta da metodologia Kanban e que foi incorporada na solução de Gestão da SabeSim.
Em um conceito padrão, a gestão sobre as vendas tem como principal base o cliente. Onde as decisões estratégicas e todo o gerenciamento do processo de vendas tem como referência o comportamento e informações dos clientes, a partir deste princípio, os softwares destinados a gestão de clientes foram desenvolvidos e são comercializados até hoje.
Porém, ter como suporte estratégico os clientes nem sempre é fácil e pode, em determinados momentos, não trazer os resultados esperados pelos gestores de vendas e suas diretorias. O mercado atualmente passa por uma constante mudança no perfil de compra dos clientes, as constantes crises econômicas e até mesmo a influência de aspectos externos, como a Internet, podem interferir na decisão de adquirir um produto ou serviço.
A importância de gerenciar o processo de vendas
Apesar da influência das ações de marketing junto ao mercado, um gestor de vendas não tem condições de definir resultados, o produto final e o negócio, ao seu alcance está o controle sobre o processo de vendas e todas as atividades que seus representantes de vendas fazem e que eventualmente possam produzir.
Por essa razão que nos faz pensar sobre a importância de gerenciar o processo de venda e suas atividades, e desta forma, obter os melhores resultados e decisões estratégicas que ocorrerão com base nesta metodologia utilizada pelo Kanban.
Tenha as melhores decisões a partir do gerenciamento de atividades
Com uso da ferramenta de gestão como a da SabeSim, os gestores e sua equipe de vendas terão os benefícios do método Kanban, vale destacar a importância de acompanhar as atividades de venda enfatizando os benefícios que eles podem ganhar:
- Ter um centro de informações centralizado facilitando seus trabalhos
- O desenvolvimento de um senso de responsabilidade
- As habilidades de gerenciamento de tempo
- Um modelo mais adequado para a tomada de decisões
Muitos líderes de vendas atuais já entendem a importância de gerenciar as atividades de vendas, essa metodologia engloba o gerenciamento das métricas que estão no seu controle, atividades de vendas, permitindo gerar os resultados comerciais desejados, como receita e maior participação no mercado.
Com a venda baseada em atividades, os gerentes orientam os colaboradores para as atividades de vendas certas, criando um roteiro estratégico visando o sucesso. A realidade mostra que o tempo gasto para se fechar uma venda é muito menor que o tempo gasto desenvolvendo os comportamentos e atividades necessárias para se efetivar as vendas, por isso, a importância dessa metodologia.
O que é a venda baseada em atividades?
O conceito deste método consiste de que ganhar venda é o resultado de um conjunto de atividades controláveis. Os vendedores nem sempre têm certeza como gastar seu tempo de forma efetiva, e muitas vezes se perdem nas rotinas do dia a dia, em vez das atividades que são realmente significativas para o processo de vendas.
Nas vendas baseadas em atividades, ocorre o reporte de quanto tempo foi dedicado às principais atividades que levam a fechar mais negócios. Quando uma organização de vendas se torna alinhada e engajada em torno de um conjunto comum de métricas operacionais, as equipes conseguem alta receita por vendedor, é possível desenvolver previsões com base nos níveis de atividade atuais, é possível ter uma visão sobre a capacidade de vendas dos representantes e um resultado orientadas a dados.
Outro resultado importante é a possibilidade de treinar e desenvolver as equipes de vendas de forma objetiva com base nas deficiências reais identificadas dentro deste processo.
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