A tarefa de gerenciamento de projetos pode se mostrar um tanto quanto assustadora para quem está começando. Afinal de contas, são muitos detalhes e o gestor precisa estar muito atento a todos eles.
Mas o fato é que, embora essa seja sim uma tarefa complexa, suas dificuldades não são nem metade do que falam. Existe nesse campo, todo um conceito delineado que faz com que os gestores, ao se depararem com o projeto, entrem em desespero.
Veja agora como o gerenciamento de projetos vai mudar sua rotina
Então, para desmistificar todas as ideias equivocadas trazidas para o assunto gerenciamento de projetos desenvolvemos esse conteúdo que poderá te ajudar muito com o processo. Continue sua leitura para entender como.
1- É tudo sobre pessoas
Ou seja, se você souber lidar com o capital humano, certamente saberá lidar com os mais variados desafios dessa área. Mas se você não se sente seguro, é preciso buscar meios de entender sobre o assunto e o melhor: entender sobre pessoas.
2 – Para entender o gerenciamento de projetos, entenda como as empresas funcionam
No gerenciamento de projetos, entender qual é a dinâmica apresentada pela empresa, seus objetivos, metas e valores darão o norte que você necessita para conseguir realizar um trabalho de qualidade.
3 – Não se preocupe tanto em se capacitar para ser um Gestor de Projetos
A grande maioria das pessoas cria em suas mentes que a única forma de gerir um projeto de forma adequada é através de uma certificação. Mas as coisas não funcionam dessa maneira.
Acredite, não nada mais horrível e decepcionante para uma empresa do que ter um gestor que tem curso de capacitação, mas que de fato não está capacitado.
Quer uma dica especialmente valiosa? Entregue algo. Mesmo que você acredite que ele seja pequeno ou insignificante, é preciso que você entregue.
E claro, se errou, se certifique-se de que não cometerá os mesmos equívocos ao realizar a próxima etapa.
4 – Descomplique as coisas
Sim, um projeto é cheio de etapas, procedimentos e acompanhamentos. E por si só ele parece ser complexo. Mas o que você deve de fato aprender com o gerenciamento de projetos, é que você não pode complicar as coisas, pois isso fará com que o projeto atrase, e atrasos definitivamente não são bons.
A verdade é que a complexidade de suas ações não vai determinar a qualidade do projeto. O que vai definir se ele é bom ou não são os resultados. Existem diversos projetos de grande porte que foram e são executados, com registros simples de suas ações.
Lembre-se de que tudo deve ser adaptado para fornecer o resultado com o mínimo de trabalho adicional possível para sua equipe.
5 – Sua equipe é seu projeto
Ou seja, em se tratando de gerenciamento de projetos, o grande fato é que sem sua equipe você não é nada.
Por isso, é de extrema importância que você se atente às necessidades deles, de modo a verificar se eles estão felizes ou não com a execução do trabalho.
6 – Sinceridade, acima de tudo
Ser sincero com a sua equipe apontando seus principais erros, no que você está satisfeito ou não, garantirá que seu projeto apresente bons resultados. Portanto, você não deve esconder nada deles.
7 – O cliente também precisa saber o que está acontecendo
Em gestão de projetos, assim como a equipe precisa saber o que está acontecendo, o cliente, obviamente também deve saber.
É claro que você não irá despejar todos os problemas que podem estar acontecendo em cima dele como se ele fosse seu amigo. Nesse caso, existe uma maneira diplomática de se comunicar com o seu cliente, sendo assim, você deve se atentar a ela.
8 – A responsabilidade da não entrega é sua, e não da sua equipe
Quem é o gestor do projeto? Pois é, esse é você. E não adianta, todo o sucesso ou insucesso da sua equipe e do projeto em questão está nas suas mãos.
O que fazer então para garantir que tudo saia conforme o planejado?
Bom, você precisa saber que em gerenciamento de projetos, ter um plano B pode custar todo o projeto. Por isso, não deixe de estabelecer um!
9 – Conheça seus números
Sim, a matemática mais do que nunca estará presente em sua gestão.
Sendo assim, você deve estar atento a qual foi o trabalho vendido, tipo de orçamento, margem bruta esperada, entre todos os detalhes financeiros que o envolvem.
Sim, você precisa conhecer isso tudo!
10 – Aproxime-se da equipe financeira de seu projeto
Você vai aprender que em gerenciamento de projetos, essas pessoas são imprescindíveis para o sucesso. São elas que sabem onde se encontram os piores problemas e vão poder te alertar.
É claro que nesse momento, você deve estabelecer a política da boa vizinha e parceria. Como foi dito na dica número 1, é tudo sobre pessoas!
11 – Fracassar, isso pode acontecer
E se acontecer você não deve se desanimar, mas sim, analisar tudo o que aconteceu para que não ocorra novamente.
12 – Comunique-se!
Tem um problema? Não está gostando de algo? Quer mudar as coisas? Então você precisa aprender a falar, a se expressar de modo que as pessoas o ouçam e o compreendam. Caso contrário, isso pode não acabar bem.
13 – Observe o que sua empresa está tentando fazer além do seu projeto
Em gerenciamento de projetos, você precisa entender que não existe só a sua equipe. Além disso, é preciso ainda compreender que esse projeto faz parte de um todo.
Dessa forma, você precisa entender o que está acontecendo. Lembre-se que você conseguirá ver o processo de ponta à ponta, e isso permitirá que faça observações que podem ser muito benéficas às sua carreira.
Portanto, fique sempre atento.
14 – Crie um relacionamento com o seu cliente
A base da conquista de um cliente é um relacionamento. Nesse sentido, é importante que você entenda todas as suas necessidades, suas dores e esteja atento em como pode ajudá-lo.
Além disso, um bom relacionamento com o seu cliente fará com que ele seja mais paciente aja com boa vontade.
Essas são as principais dicas para o gerenciamento de projetos, fique atento a todas elas e você se sairá bem.