Gestão de pessoas faz referência a uma associação de táticas e práticas que têm o objetivo de gerenciar a relação do empregado com a empresa. O profissional responsável por gerir pessoas precisa providenciar o planejamento, organização, compensação, integração e manutenção de pessoas com a finalidade de contribuir para os objetivos organizacionais, individuais e sociais da empresa.
As principais funções incluem recrutamento, contratação, remuneração e benefícios, sistemas de orientação dos funcionários, treinamento e avaliação de desempenho. Contudo, o mais importante é que o gestor saiba que a gestão de pessoas garante trabalhadores felizes mantendo a empresa crescendo. Confira algumas práticas de gestão de pessoas que você pode adotar na sua empresa:
Valorização de competências
Você já se perguntou se os seus funcionários têm prazer em ir trabalhar na sua empresa? Muitas vezes a baixa produtividade do funcionário se dá devido à desmotivação. Valorizar a criatividade, conhecimento e habilidades para a execução de tarefas estimula o funcionário a manter sua capacidade de produção. Além disso, empresas que dividem as conquistas com seus empregados se mantêm no mercado. A competência de uma organização está na competência de cada pessoa que nela trabalha.
Ações que somem capacidades
Para que o funcionário sinta que seu trabalho é reconhecido, trabalhe com planos de carreira e critérios de ascensão, como avaliação de performance e remuneração estratégica. Assim você valoriza o colaborador e não a função que ele exerce. Por consequência, a empresa tem ao seu lado um parceiro que fará tudo pra alcançar os objetivos da organização porque assim ele também conquistará os seus.
- Remuneração: O sistema de remuneração estratégica determina um salário conforme a função e o mercado e que compreende benefícios e outras vantagens; ou conforme formação e capacitação dos funcionários ou desempenho.
- Benefícios: Os benefícios agregam muito valor e fazem a diferença na retenção de talentos e hoje já são considerados fatores obrigatórios em uma organização. Antes da implantação de um programa de benefícios, é necessário analisar que política de benefícios será implantada na empresa considerando vários fatores, tais como a necessidade dos profissionais, grau de instrução, idade, ramo de atividade da empresa, entre outros.
- Avaliações de desempenho: A gestão precisa estabelecer um mecanismo de avaliação de desempenho que considere fatos, exemplos, métricas, indicadores e números, tornando o processo imparcial e estruturado, auxiliando o colaborador a alcançar performances melhores. Ele só subirá de nível se realmente compreender onde deve melhorar e esta compreensão só virá se ele não se sentir julgado, nem ameaçado.
Trabalho em equipe
O trabalho em equipe é fundamental para se atingir resultados. É importante que o líder estabeleça um relacionamento de confiança com sua equipe. Desenvolver atividades que melhorem a relação entre a equipe é fundamental para que as pessoas tenham condições de se conhecerem melhor e instaurar um ambiente de cooperação e não de competição. É importante conhecer e respeitar o perfil de cada profissional, para que possam obter o seu melhor.
Comunique-se e gere confiança
Escutar os colaboradores torna possível encontrar soluções que estão alinhadas com a forma de pensar da equipe e, consequentemente, o sucesso na resolução de conflitos e problemas se dá de forma eficaz. Uma empresa que esteja ciente dos problemas e sugestões dos colaboradores, mas não traduz essas conversas em meios oficiais de comunicação pela empresa, dissemina boatos e fofocas, mas não os posicionamentos da organização.
Isso gera desconfiança. Contudo, saiba também prometer apenas o que pode ser cumprido. Não há problemas em se dizer “não” a uma solicitação: basta explicar com argumentos objetivos, fatos, números e exemplos. É melhor dizer um “não” bem embasado do que prometer e não cumprir e notícia “ficar no ar”.
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