A Gestão de Processos é imprescindível para que o conjunto de atividades reflita de forma positiva na essência da organização e na qualidade do trabalho final.
Gerir os diferentes processos de um negócio é uma tarefa essencial para o sucesso da empresa, mas nem sempre os gestores conseguem gerir efetivamente esses projetos, muitas vezes pelas dúvidas em cada um dos passos da gestão.
Quando um processo é bem diferenciado, ele terá grande potencial para atingir os resultados que a empresa espera e muitos benefícios para os envolvidos na realização.
Para gerir os processos de forma efetiva, confira a seguir 4 pontos críticos que precisam de atenção:
Atividades
A atividade na definição de Gestão de Processos é a ação executada, ou seja, é a ação que dá suporte aos objetivos da empresa. Podemos simplificar relacionando as atividades a “o quê” será feito e “como” isso será feito ao longo dos processos.
Tarefas
As tarefas são processos só que em um nível superior de detalhamento. Dessa forma, as tarefas demonstram as atividades sequenciais, e também as interdependentes, e os fluxos de trabalho suficientes e necessários para que cada processo da organização seja executado.
Processos
Os processos são as atividades sequenciais que agregam valor, recebe entradas, transformando-as em resultados para a empresa. Os processos devem ter o começo e o fim determinados, além de contar como ações lógicas e claras para gerar os resultados de forma independente.
Muito dos processos dentro de uma empresa têm procedimentos repetitivos e até mesmo um pouco de projeto, e é por isso que muitas pessoas acabam confundindo processos com projetos. Mas, os projetos, na verdade, podem ser criados para realizar um processo de forma mais eficiente e abrangente. Lembre-se que no processo não há início ou fim do processo, mas sim início e fechamento das tarefas, que podem ser reiniciadas a qualquer momento quando for necessário.
Veja a seguir alguns exemplos de processos que muitos confundem com projetos:
- Pagamento de fornecedores;
- Venda de produtos;
- Compra de materiais.
Macroprocesso
O macroprocesso é o meio pelo qual a organização reúne os grandes conjuntos de atividades para gerar valor e cumprir a sua missão. Dentro do macroprocesso estão as funções de organização, e é essencial que elas estejam sempre alinhadas aos objetivos organizacionais da sua empresa.
Para exemplificar, confira o exemplo a seguir:
Preparação de bolo
Atividade:
- Quais ações são necessárias?
- Qual o objetivo a ser alcançado?
- Como será feito?
- O que é preciso para realizar as ações?
- Resultado
Macroprocesso:
- Comercialização de bolos
Processo:
- Fazer o bolo
Tarefas:
- Separar cada ingrediente, misturar os ingredientes, fazer a cobertura, assar, etc.
Viu só como gerir um processo e conhecer os seus pontos críticos é essencial para o sucesso do desenvolvimento da sua organização e dos resultados finais? Quer acompanhar mais dicas como essa? Então, não perca os nossos próximos posts, deixe a sua opinião nos comentários e fique por dentro de dicas imperdíveis para otimizar o seu trabalho e conquistar grandes resultados na Gestão de Processos e também na Gestão de Pessoas.