Todos os projetos – especialmente projetos grandes e complexos – precisam de prioridades claras. Claro, é mais fácil falar do que fazer. Saber como priorizar tarefas do dia a dia sua empresa afeta o sucesso do seu projeto, o envolvimento da sua equipe e seu papel como líder.
Um dos maiores desafios para os gerentes de empresas e líderes de projetos é priorizar, com precisão, o trabalho que deve ser realizado em um determinado período. Assim, é importante ser diligente e ter uma visão ampla de todo projeto para garantir que ninguém esteja trabalhando nas prioridades de ontem.
Para ajudá-lo a gerenciar a carga de trabalho da sua equipe e a cumprir os prazos, aqui estão 7 etapas que vão ajudá-lo a priorizar tarefas:
1. Faça uma lista de todas as tarefas que devem ser realizadas
Liste todas as tarefas que considera fazer em um dia. Não se preocupe com a ordem, nem com o número de itens selecionados.
2. Identifique o que é urgente e o que é importante
O próximo passo é determinar as tarefas que precisam de atenção imediata. É o tipo de tarefa que, se não for completada até o final do dia ou nas próximas horas, trará muitas consequências negativas para a empresa, como o vencimento de um prazo ou perda da data de uma publicação importante.
O software Kanban permite registrar as tarefas e determinar quais são urgentes. Estes registros também exibem o tempo gasto em cada tarefa, além de permitir que todos os funcionários envolvidos em um projeto mantenham um diálogo com o sistema.
3. Avalie o valor de cada tarefa
Em seguida, veja qual trabalho a ser realizado é importante e identifique qual traz maior valor para sua organização. Como uma prática geral, se deve reconhecer exatamente quais tipos de tarefas têm prioridade máxima sobre as outras. Por exemplo, concentre-se em projetos de clientes antes dos projetos da empresa, reconfigure o computador do novo gerente antes de reconfigurar o banco de dados e assim por diante. Outra maneira de avaliar o valor de um trabalho é determinar quantas pessoas serão afetadas por ele. Em geral, quanto mais pessoas envolvidas ou impactadas, mais importante uma tarefa é.
4. Ao priorizar tarefas, ordene-as por esforço
Se tiver muitas tarefas planejadas para um dia, verifique suas estimativas e comece com as tarefas que demandam mais esforços para serem completadas. Especialistas em produtividade sugerem a tática de iniciar a tarefa mais longa primeiro. Mas, se você sente que não pode se concentrar em seus projetos mais árduos antes de terminar a tarefa mais curta, então siga a sua intuição e faça isso. Pode ser motivador terminar uma tarefa mais simples antes de mergulhar em águas mais profundas.
5. Delegue tarefas
Em seguida, veja quais tarefas precisam ser feitas por você e quais podem ser delegadas. O software Kanban permite delegar tarefas de forma completamente intuitiva. O sistema controla o tempo que cada tarefa demora para ser executada, além de permitir que se saiba, de forma visual, quem é responsável pela execução de cada trabalho e o tempo que resta para finalizá-lo.
6. Seja flexível e adaptável ao priorizar tarefas
A incerteza e a mudança são as inerentes a vida. Saiba que suas prioridades mudarão, e muitas vezes quando menos se espera. Mas, mesmo que as coisas mudem, é importante estar focado nas tarefas que você está empenhado em completar.
7. Saiba quando cortar tarefas
Provavelmente você não poderá realizar todas as tarefas da sua lista. Depois de priorizar suas tarefas e analisar suas estimativas, reduza as tarefas restantes da sua lista e concentre-se nas que podem ser realizadas a curto prazo. Em seguida, respire profundamente e esteja pronto para finalizar o trabalho proposto.
E você? Como organiza as tarefas da sua empresa? Entre em contato com a SabeSim e implante as melhores práticas na sua empresa!