Delegar e controlar tarefas: como fazer isso?

Delegar e controlar tarefas

Delegar tarefas e saber monitorar cada uma delas de forma assertiva é essencial para o desenvolvimento dos projetos e do próprio gestor, e é por isso que hoje você saberá realizar esse processo de forma prática e consistente.

O processo de delegação pode encontrar muitos desafios no meio do caminho, com problemas tanto na liderança quanto com os colaboradores, quando nenhum dos lados sabe se comunicar durante o processo.

Um funcionário tem a competência em fatores técnicos e nas habilidades em desempenhar determinada função. Mas, o desempenho não depende apenas da competência, pois precisa ser apoiado na boa comunicação e nas ações motivadoras que a empresa promove. Cabe então ao líder ser o direcionador de conhecimento, o instrutor, o educador, e uma das formas de liderar de forma assertiva nesses pontos é delegar as tarefas e controlar sistematicamente.

Um bom líder muitas vezes precisa delegar tarefas que ele próprio seria capaz de fazer, mas que precisam ser passadas aos colaboradores, para a formação de liderança deles. Esse é o processo de liderar uma equipe e não somente a si mesmo e aos seus próprios objetivos.

Um líder que controla o processo de delegação de tarefas aprimora o formato necessário de trabalho entre a equipe, o padrão de qualidade, a velocidade e o mais importante: o monitoramento de todos os processos.

Um líder deve seguir quatro importantes metas para delegar tarefas e controlá-las de forma eficiente:

  1.     Traçar objetivos;
  2.     Criar condições necessárias para a realização;
  3.     Estimular a equipe para os bons resultados;
  4.     Avaliar os resultados.

Assim, o líder começará a delegar para ajudar a empresa a crescer, e mostrar para equipe que a delegação não se trata apenas de receber comandos.

Ao transferir determinada tarefa para um membro da equipe, é essencial que a comunicação seja eficaz e esteja alinhada aos valores e objetivos da organização. O líder precisa delegar de forma que o colaborador saiba a razão daquilo, pois uma delegação ineficiente é aquela que transfere apenas a responsabilidade de “fazer”. Cada responsabilidade sempre corresponderá a poderes e deveres e a delegação não exclui a responsabilidade da liderança que a delegou.

 

A importância de controlar de forma prática as delegações

É importante saber que delegar de forma assertiva não evitará que possíveis erros aconteçam. O colaborador precisa ter a certeza de poder contar com a liderança. É por isso que o ambiente ideal de delegações de tarefas conta com o controle de acordo com as necessidades.

O controle das tarefas delegadas pode ser feito uma vez por dia em situações mais urgentes ou uma vez por semana, desde que esse tempo possibilite identificar e eliminar as distorções e tornar a comunicação entre quem delegou e quem realizará as tarefas intensa e eficiente.

Em cada ponto do desenvolvimento de tarefas, o líder deve orientar o subordinado, para que ele tenha condições de usar o poder na realização das tarefas delegadas. A partir do aumento da confiança no liderado, o controle da tarefa deve aumentar o intervalo até que o líder transfira completamente o poder para o colaborador. Com essa medida, o liderado ficará muito mais confiante com o acompanhamento e seguro para executar a tarefa quando atingir o seu ponto máximo de competência.

Dessa forma, os elementos básicos da delegação de tarefas serão seguidos: aceitação da responsabilidade, transmissão a pessoa habilitada, comunicação eficaz, condição certa para a execução e acompanhamento do líder.

A delegação de tarefas e o controle serão muito mais eficiente com o auxílio dessas dicas e com o aprimoramento constante através dos resultados dos próximos projetos.

 

E para você, o que é mais importante na hora de delegar uma tarefa? Compartilhe conosco a sua opinião!

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O que é Gestão de Desempenho e como controlar de modo online?

Gestão de desempenho+

A avaliação de desempenho é uma fase que faz parte do processo de gestão de um profissional na empresa, e aponta a capacidade dele de executar e cumprir metas que são traçadas previamente.

A Gestão de Desempenho será responsável por medir a performance do colaborador na execução das metas, assim como os seus padrões. Podemos concluir que a Gestão de Desempenho é uma tarefa contínua de avaliação e orientação, gerando uma interação entre gestor e colaborador. O objetivo maior é direcionar o desempenho do colaborador para que os resultados sejam alcançados, impactando positivamente no ambiente interno e externo da empresa.

 

A importância da Gestão de Desempenho na empresa

Essa prática contribui de maneira surpreendente no aprendizado organizacional, pois é através dela que os erros são identificados, e que há possibilidade de direcionar os colaboradores para as alternativas corretas de ação em busca de eficácia. A Gestão de Desempenho passa então a ser um importante instrumento para promover desenvolvimento e gerar conhecimento, sinalizando para a adequação de habilidades e conhecimento organizacional.

Gerir o desempenho de um profissional não é rotulá-lo, pelo contrário é acompanhar o trabalho de perto, e dar o feedback para tornar o colaborador mais produtivo, motivado, e, por consequência, mais engajado para contribuir nos objetivos empresariais da organização.

 

Benefícios da Gestão de Desempenho na organização

  • Promove o autoconhecimento e a valorização no ambiente de trabalho;
  • Evidencia os pontos fortes e minimiza os pontos fracos;
  • Possibilita que orientações sejam feitas aos funcionários, de acordo com os seus interesses, capacidades e aptidões;
  • Possibilidade de fazer readaptações e melhor o potencial dos colaboradores;
  • Fonte de informações sobre as necessidades de aprimoramento e treinamentos;
  • Possibilita a comunicação com os colaboradores sobre o atual desempenho deles, e a sugestão de mudanças nas habilidades, atitudes e comportamento que podem ser realizadas;
  • Possibilita que o colaborador saiba o que o seu chefe avalia em relação ao seu trabalho.

 

Como controlar a Gestão de Pessoas de modo online

Há formas tradicionais de avaliar o desempenho dos colaboradores, mas elas estão se tornando cada vez mais obsoletas, pois muitas vezes encontram falhas no meio do processo, e não alcançam o objetivo esperado do gestor.

Os métodos modernos de avaliação são os mais indicados, pois eles focam na autoavaliação, ou seja, torna o profissional muito mais participativo e engajado para alcançar os objetivos.

Métodos participativos são democráticos, envolventes, e com a monitoração contínua, e os objetivos traçados com a própria equipe, tornam o processo muito mais direcionado para trazer excelentes resultados.

 

Modo online na gestão

Através de uma solução como a análise de desempenho do Sabesim, você consegue socializar as informações para estimular o engajamento, a competitividade e a melhor performance dos colaboradores.

Você não precisa de várias planilhas e folhas de avaliação. Ao gerir de modo online, a visão da produtividade é muito mais precisa, assim como identificar um desempenho abaixo dos objetivos traçados e problemas durante o processo estipulado.

Contar como um modo online para gerir e analisar o desempenho dos colaboradores da sua empresa nunca foi tão simples. O colaborador autoavalia o seu trabalho e você terá em suas mãos uma ótima forma de conhecer a fundo o colaborador, e analisar de forma gráfica e simplificada cada um dos profissionais geridos por você.

 

Gostou? Então, nos conte qual é o seu maior desafio na hora de analisar o desempenho dos colaboradores da sua empresa. Estamos ansiosos para conhecer o seu trabalho e auxiliar no processo de transição para modelos de gestão online.

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Neste final de semana colocamos no ar uma mudança radical no sistema de gestão de projetos e tarefas, e uma das grandes novidades é a tela que pode ser vista logo abaixo.
kanban Tarefas
Para que esta tela fosse possível algumas mudanças internas foram feitas:

Defina qual coluna é a final

Dentro dos projetos, uma das colunas deverá ser definida como a coluna de entrega, ou final. Assim quando uma tarefa estiver lá, será interpretada que esta foi finalizada.
definir entregue

Veja o que está pendente

Ao acessar o sistema de projetos você terá duas abas: Projetos e Tarefas.
A aba projetos você já conhece. Já com a aba tarefas você poderá saber quais das suas tarefas estão pendentes, bem como ver as tarefas de outros (Que estejam nos mesmos projeto que você está)

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