O trabalho em equipe contribui para o retorno sobre o investimento, pois atua diretamente gerando no aumento da produtividade, melhorias no ambiente de trabalho e aumentos significativos na rentabilidade da empresa. O impacto das equipes na gestão de pessoas, apoiando-se para executar o seu máximo potencial foi medido por uma pesquisa da Universidade ICESI.
De acordo com essa pesquisa, uma equipe de técnicos e profissionais treinados e organizados para um alto desempenho é 65% mais produtiva do que outra não estimulada a este respeito. Se falamos de níveis de gestão, a diferença sobe para mais de 90%. Em uma empresa de 100 funcionários é possível aumentar a rentabilidade em pelo menos 90% por ano com a formação nesta área. Isso significa que o investimento nas pessoas é altamente rentável.
Gestão da qualidade e produtividade
Uma equipe é mais do que um grupo de pessoas trabalhando em conjunto para resolver um problema. Uma verdadeira equipe é apoiada pelo compromisso de seus membros. As metas são estabelecidas a partir de uma liderança compartilhada.
O potencial de uma equipe é composto, principalmente, por três fundamentos:
- Aprender a usar métodos eficazes para lidar com a tensão e conflitos de forma construtiva.
- Desenvolver novas habilidades: visão compartilhada, ou seja, aprender a desenvolver estratégias e processos que levem a um compromisso. Além disso, membros de uma equipe precisam dessas habilidades: empatia, lealdade, auto confiança, auto consciência, responsabilidade, auto determinação, otimismo, iniciativa, tenacidade, e capacidade de auto avaliação.
- Implementar políticas claras e adaptar o sistema de recrutamento, avaliação de desempenho, remuneração e benefícios, promoções e desenvolvimento de carreira.
Para ter uma equipe eficaz e ter um aumento na produtividade da empresa é necessário:
- Objetivos claros para a equipe: É claro o que se espera da equipe? É preciso comunicar o que é esperado dos membros da equipe. Por exemplo, a solução de um atraso na produção ou a necessidade de antecipar a entrega ao cliente em x dias. A equipe montada para esse fim deve receber os recursos necessários para trabalhar com: informação, tempo e as prioridades necessárias.
- Avaliação da estratégia orientada para o desempenho: A equipe tem que projetar sua própria área de competência e responsabilidade, as suas próprias metas de acordo com a empresa. A empresa deve projetar as atividades necessárias e estabelecer a forma de avaliar seu próprio desempenho.
- Competitividade: Os membros de uma equipe devem ter as habilidades apropriadas. Por exemplo, para investigar a conveniência de uma inovação tecnológica.
- Estruturação do papel da equipe com a estratégia da empresa: O papel da equipe deve ser definido e é necessário promover a contribuição de cada membro dependendo da finalidade que se deseja alcançar. As pessoas devem entender como a estratégia de usar equipes vai ajudar a empresa a atingir a melhoria da sua produtividade.
- É necessário coordenar um grupo com membros de vários departamentos da empresa, projetando cada processo e entendendo o conceito de clientes internos fornecedores e processos.
Conheça o Sabesim e veja como sua empresa pode se beneficiar da integração da sua equipe. Tem dúvidas? Entre em contato com a gente ou deixe um comentário!