Saiba por que e como tomar nota das principais ações dos colaboradores dentro da sua empresa
O registro de ocorrências de funcionários é uma prática antiga dentro das organizações, que fornece dados que são usados pelos gestores para avaliar o desempenho humano. Esta prática possibilita:
1. Analisar a motivação individual ou em grupo e criar normas de conduta que poderão ser incorporadas à Cultura Organizacional;
2. Reconhecer parâmetros que possam ser utilizados para o desenvolvimento de treinamentos de comportamento no trabalho;
3. Descobrir quais funcionários possuem melhor desempenho e comprometimento, o que facilita a aplicação de promoções;
4. Demonstrar aos colaboradores quais são os seus pontos de evolução e involução sem recorrer a broncas e desentendimentos;
5. Estipular metas de crescimento para os colaboradores, o que lhes confere maior motivação para o trabalho;
6. Integrar os colaboradores aos objetivos da gerência e a gerência às necessidades dos colaboradores;
7. Manter, entre chefia e subordinados, uma boa comunicação, o que é um dos principais fatores de engajamento de colaboradores nas empresas.
Esta atividade pode ser realizada por meio de relatórios escritos à mão ou eletronicamente via aplicativos como o de “Ocorrências” anexo à plataforma de comunicação Sabesim.
A vantagem de usar aplicativos é que eles oferecem maior agilidade tanto na inserção de dados como na contabilização e na criação de estatísticas de comportamento como as que se referem a faltas graves, extravios de equipamentos, erros de procedimentos, descumprimento de normas e congratulações, entre outras ocorrências de funcionários.