O líder ou gerente que se encontra à frente de uma equipe e que deseja ser bem sucedido em gerenciar sua equipe deverá atuar de forma planejada. Não deixe que a correria do dia a dia influencie suas ações, agindo de forma desordenada. Se você é um gerente ou líder e comanda um time, esteja preparado para enfrentar todo tipo de situação para nunca perder a postura nem o profissionalismo.
Para que você obtenha bons resultados e possa conduzir seu grupo com maestria, separamos 7 dicas que julgamos estar os principais pontos a serem considerados pelos gestores. Leia atentamente e não deixe de coloca-los em prática:
Conheça individualmente cada integrante da equipe
Não pode haver uma gestão de equipes eficaz sem que haja um conhecimento individual de cada membro que a compõe. O papel do gerente é reconhecer as habilidades de cada um de seus colaboradores e saber aproveitar ao máximo o seu potencial. Quando conhecemos as pessoas que estão conosco fica mais fácil delegar tarefas. Do contrário, corre-se o risco de sermos ineficazes na execução de nossas atividades.
Seja você o exemplo
As pessoas de sua equipe irão muitas vezes seguir o seu exemplo. Se você deseja que sua equipe se envolva em um projeto, seja você o mais entusiasmado da turma. Trate a todos com respeito e cordialidade. Seja bem humorado sem perder a seriedade quando se trata de assuntos importantes, onde seja necessária uma concentração e um esforço maiores. Mostre a sua equipe que competência e bom humor podem andar juntos.
Mantenha um discurso e uma atitude positivos
Tenha sempre uma linguagem motivadora para sua equipe. Os pessimistas são aqueles que desistem antes de tentar. Para gerenciar equipes é preciso ser uma pessoa motivada, a ponto de sua motivação contagiar a outros. Ainda que as coisas não estejam saindo da forma como você havia planejado, seja o mais esperançoso, pois se o líder se deixar abater a equipe toda sentirá o impacto.
Certifique-se de que todos conhecem as metas
Metas e objetivos precisam ser divulgados e revistos a cada semana, se for possível. Tenha certeza de que todos entenderam quais são os resultados que desejam alcançar, pois as pessoas perdem o foco com uma facilidade enorme. Avalie a atuação de cada um e sempre faça a pergunta: O que você tem feito para alcançarmos nossas metas? Conforme a resposta e os resultados demonstrados, reveja os procedimentos e comece de novo de uma maneira diferente.
Estabeleça uma estratégia
Quem usa os mesmos métodos sempre vai alcançar os mesmo resultados. Se sua equipe caiu na mesmice, proponha novas estratégias. Busque ajuda profissional. Não queira caminhar sozinho. Existem soluções no mercado que poderão contribuir muito com sua gestão.
Resolva os conflitos com imparcialidade
O papel do gerente vai muito além do que se espera dele. Às vezes terá que agir como pai, intermediando um conflito entre dois colaboradores. Seja imparcial e não demonstre preferência por nenhum colaborador nesse momento. Sua atuação vai determinar o a visão que o grupo terá a seu respeito, em termos de respeito e confiança.
Reconheça e premie os melhores
Uma boa gestão requer que aqueles que se destacarem sejam reconhecidos e premiados. Faça isso com cuidado, pois a intenção é motivar os outros a seguirem o exemplo do homenageado, mas essa ação poderá gerar um sentimento de inveja e competitividade, que pode ser prejudicial à equipe.
Existem inúmeras formas de gerenciar bem uma equipe. Colocamos aqui apenas 7, mas como gerente você deverá perceber em qual aspecto sua equipe tem deixado a desejar, e o que pode estar impedindo o sucesso do grupo.
E você, tem alguma dica que você acrescentaria a essas citadas acima? Comente aqui.